Perguntas frequentes

Os pneus vendidos pela Garrapneus.com são novos ? Possui garantia?

Todos os pneus vendidos no site são novos e com garantia de fábrica contra defeitos de fabricação. Não trabalhamos com pneus remold. 

 

Produto não encontrado, o que fazer?

Trabalhamos firmemente para oferecer as mais variadas medidas para atender aos nossos clientes e boa parte do mercado de veículos. Caso não encontre a medida desejada sugerimos que entrem em contato conosco pelo e-mail atendimento@garrapneus.com.br ou nossa central de atendimento através do Whatsapp (31) 98991-7000.

 

Quais as formas de pagamento aceitamos?

Cartão de crédito em até 6x, cartão de débito, PIX e boleto bancário. Na página de produtos você pode visualizar os valores parcelados e à vista.

 

Podemos faturar para clientes revenda?

Não. O faturamento é único e exclusivo para clientes pessoa física e jurídica do tipo consumidor final.

 

Quando posso montar o(s) pneu(s)?

O pneu ficará disponível para montagem em nossas lojas até 3 horas após confirmação de pagamento.

 

Como faço para instalar os pneus?

Todo pneu comprado no site a instalação é grátis em uma de nossas lojas. Ao selecionar o Frete escolha a loja onde deseja realizar a montagem. A instalação ou demais serviços é mediante agendamento de horário, pode ser feito pela nossa central de atendimento Whatsapp: (31) 98991-7000.

 

Meu pedido não foi aprovado, o que pode ser?

Se a compra não foi aprovada, pode ser por algum dos motivos:

  • Impossibilidade de execução do débito correspondente à compra no cartão de crédito junto à administradora;
  • Inconsistência de dados cadastrais preenchidos no pedido.

Utilizamos a Clear Sale, ferramenta que proporciona segurança no momento da compra. Dúvidas entrem em contato com nossa Central de Atendimento.

 

Como ler as medidas do pneu?

 

A medida do pneu é composta de uma série de números que indicam sua largura em milímetros, seguido da altura, o tipo de construção do pneu, seja radial ou diagonal, e o diâmetro do aro, em polegadas. Por exemplo 195/60R15 representa um pneu de 195 milímetros de largura, 60 de altura, construção Radial (R) e 15 polegadas de diâmetro de aro. 

185 - A largura do pneu em milímetros
60 - O aspecto ratio (proporção entre altura e largura do pneu indicada em percentagem)
R - Indica o modo de construção - neste caso trata-se de um pneu Radial
14 - Diâmetro da jante em polegadas
82 - Índice de Carga
H - Índice de Velocidade

Relação do Tamanho
Trata-se da relação entre a altura e a largura de um pneu. Um pneu do tipo 60 é um pneu cuja altura é igual a 60% da sua largura.

Índices de Velocidade
Todos os pneus contêm um símbolo em forma de uma letra que indica a velocidade máxima estimada. 

Índices de Carga
O número impresso na lateral do pneu refere-se ao índice da capacidade de carga e indica o peso máximo suportado pelo pneu em andamento e em velocidade máxima.

Calibragem dos Pneus
Uma das principais causas de destruição prematura dos pneus é a calibragem incorreta: ruído estranho e vibrações no volante são sinais de problemas na calibragem. Destacamos a importância dos pneus serem calibrados periodicamente.             

 

O que é índice Treadwear?

Olhe na lateral do pneu e você encontrará a palavra Treadwear. Ao lado dela, vai ter um número - ele varia de acordo com o modelo e a marca e indica a velocidade com que um pneu se desgasta. O marcador Treadwear é obtido por meio de teste realizado em condições controladas.

Na prática: Quanto mais elevado for o índice Treadwear, maior será a quilometragem que o pneu irá suportar.

Como ler e interpretar o Índice Treadwear do pneu

O Índice Treadwear varia de mínimo para máximo, iniciando-se em 60. O valor de referência é 100.

Um exemplo: Se o pneu tiver um Treadwear de 70, ele irá se desgastar 30% mais rápido que um pneu de 100.

Outro exemplo: um pneu com índice Treadwear de 600 vai durar 6 vezes mais que o de 100.

Atenção: O Treadwear altera-se de acordo com a marca e modelo do pneu, então não adianta comparar índices Treadwear de concorrentes diferentes. Por exemplo: um pneu com Treadwear de 300 da marca X não garante que vai durar mais que um pneu da marca Y com Treadwear de 200.

 

O que é o TWI?

Além do índice treadwear, uma outra forma de identificar o estado dos seus pneus é por meio do indicador TWI (Tread Wear Indicator).

O TWI é o indicador do desgaste de rodagem dos pneus, que pode facilmente ser verificado na banda de rodagem como um pequeno relevo entre os sulcos do pneu.

Quando os sulcos chegam no nível do TWI, isso significa que o seu pneu possui 1,6 mm de desgaste. A partir desse nível, o seu pneu chega no nível máximo de desgaste permitido para circulação na via, podendo gerar multa grave e 5 pontos na carteira.

Esta atenção com o indicador TWI é muito importante para sua segurança, pois quando o pneu fica muito desgastado, o carro perde muita aderência e sofre grandes chances de aquaplanar em pistas molhadas.

 

O que são pneus Run Flat?

Primeiramente, é preciso entender que a estrutura dos pneus run flat é completamente diferente. “A tecnologia Run Flat Tire (RFT) da Bridgestone utiliza um reforço de composto especial de borracha aplicado nas paredes do pneu, cujo sistema tem a capacidade de suportar o peso do veículo e todas as torções geradas pela dinâmica da roda. “Com esta tecnologia, mesmo com o pneu furado, um veículo pode rodar até 80 quilômetros a uma velocidade de 80 km/hora, sem a necessidade de trocar o pneu e sem o risco de avarias à roda ou à suspensão.”

*A reparação dos pneus Run Flat depende dos danos dos pneus, da quantidade de pressão perdida, das condições dos veículos, entre outros fatores.

Como identificar pneus Run Flat?

Cada marca utiliza uma sigla específica para identificar um pneu run flat:

  • Na Continental, por exemplo, os pneus run flat são indicados por SSR;

  • Na Bridgestone, por RFT, RSC, MO Exctended e RF;

  • A Goodyear utiliza a sigla ROF;

  • Michelin usa ZP;

  • Dunlop – DSST CTT;

  • Na Pirelli, a sigla é RSC run flat

Sensor de pressão (TPMS) acusa defeito após furo no pneu. Carros equipados com pneus Run Flat necessariamente precisam ter o recurso.

 

Qual a diferença entre pneu simétrico,assimétrico e direcional?

Pneu simétrico

É aquele que tem desenho igual dos dois lados da banda de rodagem. Se a gente traçar uma linha imaginária no meio da banda, veremos que o desenho se repete nos dois lados. Veja que o desenho dos dois lados da banda de rodagem é igual.

 

Pneu assimétrico

Este possui desenhos diferentes entre o lado de dentro e o lado de fora do pneu. Traçando a linha imaginária, dá para perceber a diferença entre um lado e outro. 

Observe que o desenho possui direções diferentes em cada uma das partes da banda de rodagem, ou seja, não são iguais.

 

Pneu direcional

Este tipo de pneu é bem fácil de ser identificado, porque o desenho dele normalmente é em forma de “V”. O desenho indica o sentido da rotação do pneu e, portanto, a direção em que ele precisa ser montado no carro.

 

Como ler a etiqueta do pneu?

RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO 

A resistência ao rolamento está diretamente relacionada à eficiência energética, uma vez que mede a energia absorvida quando o pneu está rodando. Com isso, quanto menor for a resistência ao rodar, menor será o consumo de combustível e, consequentemente, menor será o impacto ao meio ambiente (emissão CO²).

 

ADERÊNCIA EM PISTA MOLHADA 

A etiqueta de aderência em pista molhada é um indicador de desempenho que fornece informações ao consumidor a respeito da aderência do pneu em pistas molhadas. As escalas de desempenho são de “A” (melhor desempenho) até E para veículos de passeio e pesados.

Essa classificação impacta na distância percorrida pelo veículo em pista molhada após a frenagem.

 

RUÍDO EXTERNO

Já o critério da etiqueta ruído externo indica o nível do ruído produzido pelos pneus em decibéis (dB) e, consequentemente, o impacto no meio ambiente (menos poluição sonora). Este critério deve ter como limite máximo até: 75 dB para pneus de veículos de passeio, 77 dB para pneus de veículos comerciais leves e 78 dB para pneus de caminhões e ônibus.

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